07/05/2012

Minho Acima... (05/05/2012)

O dia ameaçava umas pingas mas aproveitei mesmo assim para testar a “fininha” nas estradas que bem conheço… no meu Minho Natal!
Sai de casa pelas 9:40, já relativamente tarde para o que pretendia. 

Em Esposende apanhei a N13 até Antas e depois de atravessar o Rio Neiva segui por Castelo de Neiva até apanhar novamente a N13 já à saída de Darque, evitando o trânsito da N13 e do centro de Darque. Apesar de circular relativamente perto do Mar, não havia vento muito forte. 

Depois de atravessar a Ponte Eiffel em Viana, segui pela N202 por Portuzelo e Lanheses até Ponte de Lima. Neste percurso com pouco trânsito não apanhei chuva por sorte mas a estrada encharcada, especialmente na zona das Lagoas de Bertiandos. Na chegada a Ponte de Lima enganei-me no acesso mais rápido para a Ponte Velha, o que me obrigou a fazer mais metros em calçada do que o previsto.

Depois de tirar umas fotos à entrada da Ponte Velha, a ideia era consoante a hora escolher o melhor percurso para regressar. Enquanto tomava um café e recuperava energia num “tasco” da praça vi que o relógio marcava 11:06, pelo que decidi atalhar em relação ao previsto, que era seguir até Ponte da Barca e depois dai até Vila Verde e Prado o que daria cerca de 125 kms.




Fotografias: Ponte de Lima

Como já era tarde, resolvi seguir pela N(M)306 em direção a Barcelos, reduzindo o percurso em alguns kms.

A estrada era sinuosa mas sossegada. Na zona de Rebordões a maior dificuldade do dia, com uma subida de mais de 6kms, pouco inclinada, mas o suficiente para aquecer. A estrada sinuosa, serpenteava a terreno enquanto a densa floresta escondia o sol.

A partir daqui foi sempre a rolar até Barcelos, onde tive novamente que circular em calçada para atravessar a linha do Comboio em Arcozelo. Nos últimos 15/20 kms e como circulava já em direção à costa surgiu o vento moderado de frente, principal dificuldade até chegar a casa.

Boas Pedaladas
Miguel Serra.

Resumo da volta:
Distância: 95 kms
Tempo a pedalar: 2h58

1 comentário:

Anónimo disse...

Fonix, já alguém hoje conseguiu despoltar-me inveja. Sim eu sei que é feio, mas a verdade tem que ser dita. Pedalar em estrada é a minha preferência, no entanto pedalar e conhecer espaços novos, é ouro sobre azul. Parabéns Miguel pela volta, pela média e pelas paisagens.

Abraço

F. M.