16/05/2012

Peregrinação a Fatima


A ideia surgiu na véspera, durante uma voltinha de Btt, para reconhecimento de percurso do nosso passeio.
"Eh pá, e se amanhã fizessemos uma tirada de estrada até Fátima, pa comer uma bela sandes de leitão?". Houve imediata concordância e no dia seguinte, 16/05/2012, lá fomos nós, Gonçalo e Pedro, rumo ao Santuário.
Saímos cerca das 7h45 da Abrançalha (o Pedro já com 10kms vindo de Arreciadas). O tempo estava óptimo, um fresquinho matinal que ajudou bastante.
Seguimos em direcção a Montalvo, Constância, Barquinha, Entroncamento e Meia Via. Sem paragens, o andamento estava bom. Seguimos em direcção ao Pafarrão e aqui, com uma média de 28kms/h, fizemos a primeira paragem, para abastecer de água que foi gentilmente oferecida por uma senhora da localidade. Em frente tinhamos a tão aguardada subida, na Serra d'Aire e Candeeiros. Aqui o calor já começava a dar sinal, mas ainda assim, fez-se muito bem.
Pouco passava das 10h e já estavam os 2 bonitos com uma fotografia no Santuário, tirada por um camarada que se apresenta numa Specialized Btt, roda 29, 8.500€, "mal-empregue para o mato" :)
Seguimos em direcção ao tão aguardado leitão mas, a dona do leitão disse que ele só estaria pronto por volta das 12h. Mudança de planos e guarda lá a bába para a próxima. Uma bela sandes de panado e, com pouca vontade, lá saímos do confortável café de regresso a casa.
Esta etapa, apesar de ser na sua maioria a descer, foi mais difícil. Pelo vento, pelo cansaço, enfim, as perninhas já se vinham a queixar (pelo menos as minhas).
Percurso inverso idêntico até Tancos. Aqui, cortámos para a Praia do Ribatejo e rumámos em direcção a Tramagal. No Rossio foi hora da separação e cada um seguiu para a sua casa. Até à chegada ainda houve tempo para um belo escaldão e, aqui sim, o sol estava abrasador!!!
Uma bela volta, que marcou no meu ciclómetro 131,5kms.

Boas pedaladas, Gonçalo Coelho

4 comentários:

Anónimo disse...

Epá, mas nem umas palavras sobre a viagem ?????

Abraço

F. M.

Anónimo disse...

Epá não tem muito que contar o Gonçalo consegui uma ambulância que ia para Coimbra e desenrrascou uma boleia para cá vieramos no carro da Valnor que tinham acabado a limpeza do santuário que nos deixou em S.Macário foi uma volta com bastante treino. (ainda me dói os queixos)

P.Diogo

Anónimo disse...

Rrrsssss á valentes.

J.Lopes

Anónimo disse...

Esse post que está assinado pelo Pedro não foi ele que o escreveu.Assinem com o vosso nome.

Foi um belo passeio, já ai tenho outro em mente mas tem de ser com mais cabeça.

Abraço, Pedro