23/09/2013

I Audace Clube Estrela Verde - Constância


Seguindo o meu gosto por eventos de ciclismo de grandes distância e sem qualquer vertente competitiva, tal como sucedeu o ano passado com os Randonneurs, resolvi participar num Audace!

A vontade já vinha de há muito tempo, mas infelizmente ainda não tinha participado em nenhum, primeiro pela falta de treino que este ano tenho apresentado e segundo porque a maior parte dos eventos são na zona da Grande Lisboa e Algarve. Em Julho houve o Audace de Mação mas que coincidiu com o nosso BTT, e deverá haver um Audace dia 24 de Novembro na Golegã.

Ora um Audace em Constância, organizado pelo Clube Estrela Verde, é juntar a fome com a vontade de comer! Um evento curto (longe dos 215km do BRM Pavia 200) ideal para quem tem treinado pouco e logo ao lado de casa.

O percurso que segundo a organização tinha cerca de 127 km e 1600 de acumulado, logo me cativou com passagem por Castelo de Bode, Tomar, Prado, Agroal, Ourém e Fátima.
Estavam 128 Audaciosos inscritos, num evento limitado apenas a Sócios com as cotas actualizadas da FPCUB.

Apesar do calor esperado, no início em direcção a Castelo de Bode, o frio ainda se fez sentir mas que logo passou com a subida ao Ribeirão! 

Desde logo me juntei a grupo na sua maioria composto por elementos do Núcleo Sportinguista da Golegã e rapidamente se chegou a Tomar, onde tivemos direito a corte de trânsito por parte da PSP! Muito Bom!

Em direcção ao Prado, Chãos e Agroal chegou a parte mais dura do percurso com um constante sobe e desce. Na zona da praia fluvial do Agroal estava o primeiro Posto de Controlo e abastecimento.

Na hora do arranque e logo à saída da praia fluvial do Agroal uma placa com 10% de inclinação dava a boas vindas à bela subida que nos esperava, sem dúvida a mais dura de todo o Audace.

Chegados à N113 (Tomar-Ourém), o ritmo aumentou, atravessamos Ourém e rapidamente já se subia para Fátima pela EN356. Das três diferentes subidas que já fiz para Fátima, sem dúvida a mais acessível (comparada com a subida pelo Pafarrão e por Alvega).

Na rotunda sul em Fátima, estava o PC2. A partir daqui foi sempre em alta velocidade até ao PC3 (Serradinha), onde a única dificuldade era o vento que se fazia sentir de frente/lado. Sem dúvida que as máquinas roladoras dos companheiros da Golegã foram impressionantes! Foi por vezes difícil manter-me colado ao grupo e passar pela frente estava fora de hipótese!

Depois do PC3, até Constância foi um instante, sempre com o vento de frente o que dificultou um pouco, já que as forças estavam escassas! Já em Constância e no topo da subida de acesso à meta, fui obrigado a parar uns 30 segundos para evitar câimbras! 

Finalizado o percurso, tempo para um banho para refrescar!

Tenho que agradecer à organização o excelente percurso e organização e aos companheiros do Núcleo Sportinguista da Golegã, com quem pedalei durante todo o percurso, e que em muito me ajudaram!

Boas Pedaladas!

Dados do Evento
Evento: I Audace Clube Estrela Verde - Constância
Organização: Clube Estrela Verde
Link do Evento: Aqui
Distância Anunciada: 127 km
Altimetria Anunciada: 1662 m
Inscrição: 3€ (reservado a sócios da FPCUB)

Meus dados
Distância Percorrida: 126.7 km
Tempo Realizado: 04:22:20 h
Média: 28,98 km/h
Percurso: Aqui
Texto: M.Serra 

4 comentários:

Anónimo disse...

Boas MIguel

Parabéns por mais um desafio superado. Desta vez, acompanhado por malta de barba rija. Hehehehe
Continua...

Abraço

F. M.

Anónimo disse...

Obrigado Filipe!

Porreiro era da próxima vez ser acompanhado pela nossa malta!

Boas Pedaladas!

M.Serra

Cabeço das Águias disse...

Boas Miguel
Não há fotos tuas desse evento?

Anónimo disse...

Boas!

Eu não tirei nenhuma, mas foram tiradas fotos! assim que apanhe alguma coloco aqui!