18/10/2011

1ª Maratona do Gerês

Toca o despertador! 6h00! Levanto-me e faço-me à estrada! São cerca de 70 km de Esposende até Rio Caldo, local da partida da 1ª Maratona do Gerês!

Por volta das 7:30 chego ao local, praticamente de noite ainda, pois o sol esse ainda se está a espreguiçar, mas a prometer muito calor!

Levanto o dorsal, e preparo tudo enquanto aguardo a chegado dos colegas.

Para mim, minhoto, o Gerês é um local emblemático e que de certa forma é uma das imagens de marca do Minho, como tal a expectativa de pedalar ali era muita. Apenas em 2005 e em 2006 tinha feito ali umas actividades de BTT.

Depois de tanta publicidade, da presença de nomes como João Cabreira ou David Rosa, e de trilhos de uma beleza extraordinária, a fasquia estava no topo, pelo que aguardava ansiosamente o tão esperado inicio da 1ª Maratona do Gerês. Ah! E claro os 2670 m de desnível acumulado… upa upa…

Chegada a hora de partida ainda havia pessoal a levantar dorsais… começava mal… por volta das 9:15 arranca um jipe e vai tudo atrás… partida nem vê-la ou ouvi-la… e briefing? Também não…

Resolvi começar nas calmas, para aquecer e para não rebentar logo, pois o gráfico não mentia, logo 10kms sempre em subida, e nos primeiros 8 km passava dos 181 m de altitude para os 800 m.Passadas as primeiras dificuldades e depois de alguns engarrafamentos na primeira entrada em terra, meti o meu ritmo e fui palmilhando km. Ora subia ora descia, sempre com paisagens de cortar!

Aproximava-se o km 23 com a principal dificuldade do dia, e a chegava aos 977 m de altitude, mas antes, mesmo no sopé do monte outra argolada da organização. Uma única pessoa tentava orientar o abastecimento para centenas de bttetistas famintos… e pior quando lá passei a água estava mesmo no final… vim a saber que pouco tempo depois tinha secado a fonte… inadmissível…

Apenas reabasteci o cantil e pus-me a caminho… para ultrapassar a parede do dia… mesmo a pé era complicado… mas alcançado o topo valeu a pena… lá em cima a paisagem era fenomenal… a descida e os km seguintes em direcção à Mata de Albergaria, tiveram de tudo um pouco: singles, estradões, calçadas, animais no caminho… tudo… espectacular!

Tomada a direcção à mata de Albergaria (zona que já conhecia), para mim chegava o momento do dia, à nossa esquerda o espelho de Água de Vilarinho das Furnas, reflectia a montanha, durante os vários km feitos no largo estradão sempre em sobe e desce… Sem palavras!

Aproximava-se a última dificuldade do dia, a subida toda ela em alcatrão na estrada nacional 308-1 para depois descer para a Vila do Gerês. A subida era interminável e as forças já começavam a escassear. A muito custo comi uma barra, e na louca descida, entre curvas e contra curvas, e muitos carros ultrapassados chegamos à Vila do Gerês, atravessando por dentro do Parque das Termas, numa zona ímpar!

A partir daqui foi manter o ritmo e ultrapassar mais algumas pequenas dificuldades, mas que com os km acumulados e a dureza do percurso não foram nada fáceis.

Valeu sobretudo pelo privilégio de pedalar num local, que é uma autêntica dádiva da Natureza.


Avaliação:

+ Paisagens, o percurso, a publicidade, o Jersey…

+/- As marcações estavam razoáveis, suficiente para eu não me perder… mas por vezes era preciso andar “aos papeis” para as encontrar…

- A partida atrasada e sem qualquer aviso, os abastecimentos fracos e gravíssimo acabar a agua com as temperaturas na casa dos 30º, banhos frios (até soube bem) e com 10 cm de agua a sair do balneário.

Corrigidas as falhas têm matéria-prima para realizar muito melhor!

Texto: Miguel Serra


Data: 02/10/2011
Organização: http://www.cabradogeres.com
Percursos: 70 e 40 kmDorsal: 149
Tempo (70 km): 04:18:52Deixo um link de um vídeo, autoria de rajs1974, que faz um resumo da maratona do Gerês!



Fotos: Rui Abreu / César Bernardo / Sobe e Desce Bike Team


Para o ano lá estarei!

Boas Pedaladas!

6 comentários:

Anónimo disse...

Altamente para o ano quero ir contigo.

Abraço, Pedro

Anónimo disse...

Boas Miguel

Por estas e por outras é que vale a pena pedalar fora da zona do costume. Excelentes fotos, paisagens lindíssimas. Força, continua.

Abraço

F. M.

Anónimo disse...

Cabeço das Águias presente de norte a sul do país ;)
Grandes fotos!
Deve ter sido duríssimo.

Boas pedaladas, Gonçalo Coelho

Anónimo disse...

Boas:
Gostava de começar por dizer que nunca vi nada assim, foste um herói, assim como todos os outros participantes, pelas fotos dá para ver bem a dureza desse evento e ainda por cima com organização sem experiencia e a cometer erros imperdoáveis como os que descrevestes, bem, eu sou um aficionado por esses passeios, mas julgo que nunca serei capaz de concluir trilhos com essas características.
Miguel, quero-te dar-te os parabéns pela reportagem e as fotos que publicas-te estão excelentes, um abraço e até breve………………..

Ass: Carlos Cabedal

Anónimo disse...

Boas
Miguel isto foi uma prova de BTT ou um passeio guiado?
As imagens dizem tudo,simplesmente espectacular,eu que não faço BTT não me importava de lá ir mesmo que fosse só para o abastecimento dos ciclistas e ao mesmo tempo desfrutava estas maravilhosas paisagens.
Boas pedaladas
Zé Fernando

Anónimo disse...

Sem duvida paisagens divinais, parabéns falo por mim que não são todos que têm o espirito de aventura que tu tiveste.


J.Lopes