11/06/2012

Abrantes – Castelo Branco (09/06/2012)

O tempo convidava a mais uma aventura pelo que decidi, pedalar até Castelo Branco.
A partida foi a um ritmo bastante moderado, pois apesar de conhecer o percurso (de automóvel), não sabia ao certo o que esperar. Os primeiros km foram para rolar, e aquecer as pernas, seguindo pela N118, em direção ao Gavião, onde surgiu a primeira dificuldade (já conhecida de outras andanças) do dia, com cerca de 6km de subida, com uma inclinação jeitosa em algumas partes.

Ultrapassada a subida, seguiram-se grandes retas com ligeiras oscilações de desnível, sempre com vento pela frente. Foram assim cerca de 27 km até Nisa, passando apenas na bonita localidade de Arez.

Em Nisa, já com perto de 2 horas de andamento, resolvi parar para repor energias, num estabelecimento local, onde a simpatia das gentes Alentejanas foi bem visível. Ao fim de dois minutos já tinha 4/5 pessoas a meter conversa comigo, mostrando o seu gosto pelo ciclismo! Foram impecáveis, tanto ao explicar o caminho que deveria seguir (não foi necessário pois já conhecia o percurso e tinha feito o “trabalho de casa”), como a explicar a localização dos pontos de água por forma a poder reabastecer!

Depois de Nisa uma longa descida, e uma paragem para encher os bidons, depois uma longa subida de cerca de 5/6km, sempre com uma inclinação constante, para a seguir uma descida brutal, em direção a Vila Velha de Rodão com o Tejo e as Portas de Rodão, como pano de fundo.
Em Rodão paragens para algumas fotografias, na ponte sobre o Tejo. A continuação da jornada não demorou, optando por seguir pela N18 em direção a Sarnadas (poderia seguir pela N241), para evitar ao máximo o IP2, e as altas velocidades dos veículos que lá circulam.

Uns km após Rodão, a última dificuldade do dia, com uma longa subida em direção a Sarnadas e ao cruzamento da N3, sendo que os primeiros 6km, eram os mais duros, e numa altura que os cerca de 80km e o imenso calor pesavam nas pernas. Chegando a Sarnadas, segui pela N3/IP2 em direção a Castelo Branco, onde a única dificuldade era o vento! Ultrapassados os últimos km, finalmente a chegada, com quase 4horas de andamento!

Portas de Rodão
O veículo
Vista do Tejo - Vila Velha de Rodão
Ponte Sobre o Tejo - Vila Velha de Rodão
Entrada em Castelo Branco

Boas Pedaladas
Miguel Serra

Resumo da volta:
Distância: 106.2 km
Tempo a pedalar: 3h54m58s

2 comentários:

AmigosDoPedalABTTeam disse...

Que grande volta, à maneira...estás uma máquina Miguel!

Ass. Ricardo Almeida

NR disse...

boa Miguel, o proximo sera Abrantes - ponte Lima?