01/04/2013

Em 2013 vamos voltar a Santiago de Compostela!

Na foto, da esq.ª para a dt.ª:
Miguel Serra (Cabeço da Águias Bike Team), João Valério (Zona 55 Bike Team), Renato Valério e Manuel Maia (Fôjo-Zybex BTT Team).

O grupo de amigos que se uniram pela 1.ª vez em 2010 com vista a levar avante a sua primeira aventura/travessia btt conjunta, pela mão do Miguel Serra, voltou a juntar-se. O repto foi lançado por mim (João Valério) em Dezembro último durante um Jantar de Natal: "VAMOS FAZER O CAMINHO FRANCÊS?" - Enviaram-se uns mails aos malucos do costume (grupo de pessoal de travessias anteriores) e finalmente chegaram as respostas. Nesta 4.ª feira (27 de Março de 2013) foi já a nossa 3.ª reunião de grupo. O pessoal está bastante empolgado e já pensamos nas histórias que vamos trazer para contar... mas não só, pois estamos a tratar a logística com muito atenção e cuidado. Temos pesquisado muito na net, pedido conselhos e analisado opções. Obrigado a todos quantos nos têm dado uma ajuda.



 Nossos dorsais.










Na 1.ª reunião começámos por delinear o objetivo da travessia: Partir de Saint-Jean-Pied-de-Port (França) e percorrer o Caminho Francês até Santiago de Compostela, acrescentando uma derradeira etapa de 90km, entre Santiago de Compostela e Cabo Finisterra, para terminarmos junto ao mar, uma etapa que já nos ficou "no goto" em 2010. Serão um total aproximado de cerca de 900km, a percorrer em 9 dias.
Um pouco de história de Saint-Jean-Pied-de-Port (País Basco - França)

Estas são as etapas que temos pré-definidas, mas no decorrer da travessia, poderemos vir a alterá-las face a  diversas condições:

06 de Junho
Saída de Abrantes às 06H00, de carro (em princípio), com destino a Saint-Jean-Pied-de Port, onde esperamos chegar pelas 18H00, percorridos que serão cerca de 900km, tantos como aqueles que iremos percorrer depois em bicicleta.




O reboque que em princípio irá servir para transportar as nossas bicicletas e demais material até ao início da 1.ª etapa está em fase de acabamentos. O trabalho tem estado a cargo de Joaquim Rodrigues, João Valério e Rui Santos.




07 de Junho » 1.ª Etapa (prólogo) = 65 km (Saint-Jean-Pied-de-Port / Pamplona)
Este é o Albergue onde começará a nossa jornada: "L'Esprit du Chemin". A reserva já está feita!


Uma visita ao Albergue "L'Esprit du Chemin"

08 de Junho » 2.ª Etapa = 85 km (Pamplona / Viana)
Pamplona
09 de Junho » 3.ª Etapa = 130 km (Viana / Burgos)
Viana
10 de Junho » 4.ª Etapa = 120 km (Burgos / Sahagun)
Burgos
11 de Junho » 5.ª Etapa = 100 km (Sahagun / Astorga)
Sahagun
12 de Junho » 6.ª Etapa = 92 km (Astorga / Herrerias)
Astorga
13 de Junho » 7.ª Etapa = 78 km (Herrerias / Portomarin)
Herrerias
14 de Junho » 8.ª Etapa = 90 km (Portomarin / Santiago de Compostela)
Portomarin
15 de Junho » 9.ª Etapa = 90 km (Santiago de Compostela / Cabo Finisterra)
Santiago de Compostela
16 de Junho » Regresso a casa de automóvel (Cabo Finisterra / Abrantes)
Cabo Finisterra
Infelizmente a quantidade de dias necessáriios para realizar esta travessia, as despesas recorrentes e a indisponibilidade profissional dos restantes habitués que fazem parte deste grupo de aventureiros, não permitem que o grupo este ano vá além de 4 participantes. Pelas nossas contas contamos gastar entre 350/500€ por participante, no total das despesas relacionadas diretamente com a travessia.

Desta vez a nossa aventura será em autonomia total, o que levou a que ponderássemos muito bem qual o tipo de artigos que iremos levar para transportar no interior tudo o que precisamos.




O Manuel Maia optou pelo trailer com suspensão.
O Renato Valério continua indeciso, mas apostado em levar mochila.
O Miguel Serra aposta na mochila.
Eu optei igualmente pelo trailer, mas sem suspensão.
Lembro que nas nossas anteriores travessias optámos por mochilas e alforges, mas dessas vezes tivemos o apoio de viatura.
Desta vez iremos utilizar única e exclusivamente albergues para as nossas pernoitas e, sempre que possível, aproveitaremos o menu do peregrino que prevê jantar + banho + dormida + pequeno almoço.


O primeiro teste conjunto ao material está marcado para dia 25 de Abril e o palco escolhido será o cenário mais violento possível: Serra de Aire e Candeeiros. Serão cerca de 55km de puro e duro btt que irão colocar à prova as nossas capacidades e do material.

Na próxima crónica irei dar-vos a conhecer mais alguns pormenores, apresentar-vos  o nosso cartaz promocional, a ver se conseguimos angariar alguns apoios... nunca se sabe. Para já temos o apoio da Profbike - Loja e oficina de bicicletas (em Abrantes) e aguardamos a confirmação do apoio da parte de algumas entidades contactadas.

Texto: João Valério

Sem comentários: